sexta-feira, 7 de março de 2008

Grupo de Escoteiros será implantado em Jardim do Seridó

Crianças do PETI


O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) iniciou o ano com uma grande novidade para os alunos participantes deste programa em Jardim do Seridó. Trata-se da implantação do Projeto Escoteiros, que irá trabalhar de segunda à sexta-feira pela manhã e a tarde com as mais de 400 crianças e adolescentes atendidas pelo o PETI. O Grupo dos Escoteiros trabalhará o tema: “O homem e a mulher que pretendemos oferecer à sociedade e o lema: Adote um escoteiro e ajude-o a desenvolver um papel construtivo na sociedade”.

Para a implantação dos Escoteiros em Jardim do Seridó, o instrutor Andro José da Silva, do Grupo dos Escoteiros do Rio Grande do Norte, com sede em Natal, está contando com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, que disponibilizou hospedagem e ofereceu o antigo Grupo Escolar localizado no Bairro Bela Vista para ser a sede do grupo no município.

São necessários cinco passos para a criação de um Grupo de Escoteiros: 1 - Reunião com os interessados: deve ser com poucas pessoas; 2 - Preparar e realizar uma palestra, com autoridades que poderão contribuir com o Grupo Escoteiro; 3 – Solicitar a autorização provisória e montar a estrutura; 4 – Reunir os escotistas e membros juvenis e 5 Cerimônia de investidura e promessa. Após o grupo formado a Diretoria envia os dados para a União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

Existem no Programa Educativo do Escotismo 4 Ramos, formados de acordo com faixas etárias que caracterizam diferentes etapas de desenvolvimentos: Ramo Lobinho, de 7 a 10 anos; Ramo Escoteiro, de 11 a 14 anos; Ramo Sênior, de 15 a 17 anos e Ramo Pioneiro, de 18 a 20 anos.

Nenhum comentário: