terça-feira, 10 de junho de 2008

Realizado com sucesso Fórum Comunitário do Selo UNICEF





Aconteceu no dia 06 de junho, o Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Jardim do Seridó-RN, convocado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social. O evento teve como o objetivo avaliar a qualidade da gestão das políticas públicas e programas voltados para crianças e adolescentes.

A solenidade de abertura teve início às 08h00min da manhã, com a formação da mesa de autoridades, composta pelo prefeito municipal, Edimar Medeiros Dantas; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paulo Gomes da Silva Filho; presidente do Conselho Tutelar, Azemir Azevedo Filho; mediadora do Selo UNICEF, Maria Honório de Lima e a secretaria municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e articuladora do Selo, Ana Cristina Medeiros de Azevedo Silva. Além dos representantes do Ministério Público, Janaína Marinho de Góis, do Judiciário, Marcos Antonio Bezerra e da Polícia Militar, José Pereira de Araújo.

Em seguida, a plenária e as autoridades foram convidados a ficarem de pé para ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro. Como também, a execução do Hino do Município, interpretado pelo o aluno da Escola Municipal Maria de Lourdes Medeiros Cunha, Danilo Fonseca Gomes da Silva, acompanhado do maestro da Banda de Música Euterpe Jardinense, Orilo Segundo, emocionando a todos os presentes.

O artista da terra, Iran Santos do Grupo de Teatro Cultura Viva e instrutor do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), apresentou um Monólogo intitulado de: Receita de Criança. Depois as autoridades usaram a palavra e por último o cerimonial desfez a mesa. “Hoje é o grande dia, onde todos os seguimentos da sociedade irão fazer uma grande avaliação do trabalho que o município tem feito em favor de nossas crianças e adolescentes. Estamos conscientes que fizemos a coisa certa, agora é esperar o resultado final do UNICEF”, disse o prefeito Edimar Medeiros.

O Fórum Comunitário teve como coordenadora a mediadora do Selo UNICEF, Maria Honório de Lima, que conduziu os trabalhos até o meio dia com a participação de 42 representantes de instituições relacionadas com os temas da infância e adolescência no município, tendo uma participação expressiva de pais, mães e adolescentes beneficiários de programas sociais.

Estas pessoas participaram ainda de uma oficina sobre "Direitos e Cidadania" e foram consultadas em uma pesquisa de opinião sobre os 12 objetivos de Gestão de Políticas Públicas. Durante a tarde a mediadora visitou as sedes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar.

O UNICEF avaliará os municípios que realizou esforços para promover mudanças na vida da criança e do adolescente através de duas avaliações: Uma avaliação quantitativa a partir da análise da situação de 12 objetivos, acompanhados por meio de 21 indicadores e uma avaliação qualitativa a partir desta consulta realizada durante o Fórum Comunitário.

O que é Selo UNICEF?
O Selo UNICEF é um certificado de reconhecimento internacional, com validade de dois anos, que é dado ao município por ter se destacado na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do semi-árido, de acordo com os indicadores educação, saúde, proteção e participação social.

O que o município ganha com o Selo?
Conquistando o Selo, o município ganhará em implementações de projetos sistemáticos, poderá conseguir investimentos no Banco Mundial ou de outras instituições internacionais pelo destaque das suas ações.

Nenhum comentário: