quarta-feira, 18 de junho de 2008

Missão marroquina visita Jardim do Seridó




Uma missão composta por mais de vinte autoridades marroquinas visitaram o Brasil, recentemente, para conhecer de perto experiências exitosas de projetos da linha do Programa de Combate a Pobreza Rural.

No entanto, Jardim do Seridó foi à primeira cidade nordestina a ser visitada por essa missão. Ministros de Marrocos, representantes do Banco Mundial e da UNO (Organização das Nações Unidas) integram esta comitiva, recepcionada pelo o prefeito Edimar Medeiros Dantas.

A visita teve como objeto, apresentar aos ministros marroquinos a forma de gerenciamento feita pelos beneficiários por meio deste programa financiado pelo o Banco Mundial.

O município de Jardim do Seridó mostrou como experiência bem sucedida o projeto de abastecimento de água, através da adutora comunitária que atende as comunidades rurais do Povoado Currais Novos, Currais Novos de Baixo e Bananeiro.

Na comunidade do Povoado Currais Novos os marroquinos e a comitiva toda conheceram o reservatório, uma das residências beneficiada pelo o programa e por último aconteceu uma reunião com os moradores no Grupo Escolar Antonio Galdino de Azevedo.

As três associações juntas e com o apoio de uma assessoria técnica criaram um sistema de gerenciamento, que vai desde a captação no açude até sua distribuição nas casas, como também, a cobrança mensal e a prestação de contas. O Programa de Desenvolvimento Solidário do Governo do Estado é o responsável pela execução do projeto no Rio Grande do Norte.

“É muito importante para nós jardinenses sabemos que um dos nossos projetos de alcance social da maior importância está sendo referência para o mundo. E a classe mais beneficiada com esse projeto, são justamente as nossas crianças e adolescentes que muitas vezes carregava água em galões ou burros, passando assim, há ter mais tempo para dedicar aos estudos”, disse o prefeito Edimar Medeiros Dantas.

Nenhum comentário: