quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

PROERD forma 4ª turma em Jardim do Seridó






O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) realizou dia 24 de outubro, em Jardim do Seridó, a formatura de sua 4ª turma no Ginásio de Esportes Governador Lavoisier Maia Sobrinho. Este Programa é desenvolvido através de uma parceria entre a Polícia Militar do RN e a Prefeitura Municipal.

O PROERD foi implantado pela atual administração e atende a alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, que são orientados a se manter afastados de problemas como drogas, violência e vandalismo, como também, assistem aulas sobre cidadania e caráter. O policial instrutor é o cabo Iran Santos, que ministra as aulas utilizando técnicas de ensino aprovados e normalizados com lições planejadas e materiais estudados detalhadamente em cada sala ao longo do ano letivo.

Este ano, o PROERD formou 190 alunos com idades entre nove e doze anos, que receberam diplomas pela conclusão do curso. O Aluno Leandro dos Santos Silva da Escola Municipal Calpúrnia Caldas de Amorim, foi o grande vencedor do concurso de redação e recebeu das mãos da secretária municipal de Educação, Zélia Brito de Azevedo, uma bicicleta como prêmio. “As informações são claras e explicativas, transmitidas de uma maneira simples para que às crianças tome conhecimento a respeito das drogas e dos tipos de abordagens que estão sujeitas, fazendo um trabalho de prevenção e conscientização”, disse Zélia Brito. Durante esses quatro anos, aproximadamente mil estudantes foram beneficiados pelo o Projeto.

Além de orientar os alunos, os pais dos estudantes e a comunidade em geral também são beneficiados pelo Programa. O PROERD informa as famílias dos alunos participantes sobre os perigos das drogas, a importância de resistir às ofertas de amigos e desconhecidos. O Programa também ressalta a importância da freqüência escolar, da leitura e da prática das atividades físicas, entre outros itens.

O Programa serviu de mais um alerta aos jovens sobre os cuidados necessários para evitar as drogas e os problemas causados por ela ao dependente e aos familiares. “Esse Programa é de fundamental importância para os alunos, pois, ajuda na capacitação e vivência do estudante. O combate à violência começa exatamente pelo caminho da educação”, concluiu a secretária.

Nenhum comentário: