terça-feira, 27 de novembro de 2007

Crianças e adolescentes recebem orientações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

A prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista o próximo dia 01 de dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS, promoveu na manhã desta terça-feira (27) na Casa de Cultura Popular Antídio de Azevedo, uma importante palestra sobre “Vulnerabilidade e Prevenção as DSTs, HIV e AIDS, proferida pelas assessoras de Desenvolvimento Social da BEMFAM/RN (Bem-Estar Familiar no Brasil), Lindicéa Araújo e Soraya Barbosa. Estiveram presentes alunos da rede municipal de ensino, professores e profissionais de Saúde do município.

Na oportunidade, foram discutidos diversos assuntos sobre estas doenças que podem perfeitamente ser prevenidas. Para isto, a sociedade dos dias atuais precisará rever seus conceitos e vencer tabuis e mitos, principalmente sobre a sexualidade. “As DST/AIDS estão matando hoje homens, mulheres, crianças e adolescentes e só com a prevenção é que poderemos minimizar e acabar com todas estas doenças existentes. E a única maneira para se prevenir é usando a camisinha”, disse Lindicéa Araújo.

A participação da platéia foi bastante efetiva e interativa. Os alunos aproveitaram para tiras todas suas dúvidas, e desta maneira ficaram esclarecidos sobre os assuntos debatidos. Na verdade, o evento também serviu para um momento de reflexão, para que tenhamos uma sociedade melhor e as famílias saudáveis. “Estamos sempre fazendo por meio de nossos profissionais, oficinas e palestras, orientando os jovens e as pessoas da terceira idade, faixas etárias onde se registra hoje os maiores índices, sobre essa problemática que é o DST/AIDS, para que esse grande mal não venha nos atingi e que possamos combater de forma positiva”, enfatizou Raniere Santos, secretário municipal de Saúde.

Desde 2005, a Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó, matem dois convênios com a BEMFAM/RN. O Planejamento Familiar, que comporta a distribuição de metas e a capacitação dos profissionais de saúde, além palestras e orientação para população e o ProJovem, que atua junto aos educadores através das secretarias de Educação e Saúde, onde já foram capacitados vários professores aqui no município, para que estes possam trabalhar nas salas de aulas os temas transversais, que compõe os parâmetros curriculares nacionais inerentes a saúde sexual e reprodutiva das crianças e adolescentes. A Instituição acompanha os serviços prestados pela rede conveniada, mantendo assessoria técnica com visitas periódicas aos locais de atendimento.

Nenhum comentário: