quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Jardim do Seridó está entre as cidades que lideram ranking do desenvolvimento familiar


Quatro municípios do Seridó lideram o ranking do desenvolvimento familiar no Rio Grande do Norte. São elas Carnaúba dos Dantas e Ipueira, com 0,59; Acari e Jardim do Seridó, com 0,58. A informação está contida num levantamento - o Mapa da Pobreza no Brasil - elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Social Combate à Fome (MDS) e divulgado ontem pelo ministro Patrus Ananias.

O IDF foi criado com base nos dados do Cadastro Único dos programas sociais do governo federal e levam em conta seis indicadores, entre eles a vulnerabilidade das famílias inscritas no Bolsa Família, as condições de moradia, o acesso à informação e o desenvolvimento infantil.

No caso da renda, outro indicador da pesquisa, avaliam-se os gastos, quanto em dinheiro recebem os familiares e considera qual a parte do sustento não vem dos programas de transferências de renda. Quanto maior a renda e quanto maior a parte que não vem do Bolsa-Família, melhor é a nota.

Assim como o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - a escala do IDF vai de zero a um. Quanto mais próximo de um, melhor é o desenvolvimento. Na média, os municípios do Rio Grande do Norte atingiram uma nota intermediária no ranking - 0,53.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: