quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Jardim do Seridó ganha o Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2008










O prefeito de Jardim do Seridó, Edimar Medeiros Dantas, a secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e articuladora do Selo UNICEF no município, Ana Cristina Medeiros e coordenador de Comunicação Josimário Nunes participaram na noite desta terça-feira, dia 2 de dezembro, no Jardim do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, da solenidade do anúncio nacional dos municípios ganhadores do Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2008.

Os municípios ganhadores se destacaram pelos resultados significativos no esforço para melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. O evento em Recife contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier; embaixadora do UNICEF, Daniela Mercury, governador do Pernambuco, Eduardo Campos; governadores dos Estados do Nordeste e mais Minas Gerais e Espírito Santo, ministros de Estado, prefeitos e articuladores do projeto.

Dos quase 1.500 municípios de 11 estados do Semi-árido brasileiro, 1.130 se inscreveram nesta edição do Selo UNICEF 2008 e apenas 259 receberam os certificados. No Rio Grande do Norte 40 cidades ganharam o certificado, entre elas jardim do Seridó. Todos os municípios que cumpriram as etapas do Selo UNICEF, mesmo os que não conquistaram o Selo, registraram progressos expressivos na situação da infância e da adolescência, como a diminuição de crianças desnutridas, redução da distorção idade-série e o aumento do acesso de mulheres grávidas ao pré-natal.

Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto é avaliado a partir do desempenho de indicadores de saúde, educação e proteção no período de quatro anos. A Gestão é acompanhada por meio de uma análise quantitativa dos indicadores e outra qualitativa, quando acontecem os fóruns comunitários. Já a Participação Social prevê a mobilização de crianças e adolescentes em torno de quatro temas: Esporte e Cidadania, Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena, Educação para a Convivência com o Semi-árido e Participação Política de Adolescentes e Orçamento Público.

O UNICEF avaliou os municípios que realizou esforços para promover mudanças na vida da criança e do adolescente através de duas avaliações: Uma avaliação quantitativa a partir da análise da situação de 12 objetivos, acompanhados por meio de 21 indicadores e uma avaliação qualitativa a partir desta consulta realizada durante o Fórum Comunitário.

O que é Selo UNICEF?
O Selo UNICEF é um certificado de reconhecimento internacional, com validade de dois anos, que é dado ao município por ter se destacado na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do semi-árido, de acordo com os indicadores educação, saúde, proteção e participação social.

O que o município ganha com o Selo?
Conquistando o Selo, o município ganhará em implementações de projetos sistemáticos, poderá conseguir investimentos no Banco Mundial ou de outras instituições internacionais pelo destaque das suas ações.

Nenhum comentário: