terça-feira, 1 de abril de 2008

Adolescentes se destacam em Encontro do Selo UNICEF em Natal





Os adolescentes de Jardim do Seridó, responsáveis pelos quatro temas de Participação Social do Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2008 se destacaram entre os demais ontem (31), no PraiMar Hotel, em Natal, durante o Encontro de Mobilizadores e Adolescentes. Seja pelo sucesso da peça de teatro, apresentação do jornal mural, spot de rádio ou pela narração de experiências bem sucedidas no município, os estudantes jardinenses receberam diversos elogios dos presentes ao evento.

O encontro começou com uma mensagem de abertura proferida pelos representantes do Selo UNICEF, para os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Em seguinte, cada adolescente acompanhado de seu mobilizador foi encaminhado para uma das salas que estavam divididas nos quatro temas: Participação Política e Orçamento Público; Esporte e Cidadania; Cultura e Educação para Convivência com o Semi-árido.

Na oportunidade, os mesmos receberam informações como criar um jornal mural e as funções desempenadas por cada pessoa neste veículo de comunicação, como por exemplo: Editor-chefe, sub-editor, repórteres, fotógrafo, ilustrador, revisor, diagramador e publicitário.

Para o jornal funcionar os adolescentes ficaram sabendo que o primeiro passo é escolher o nome, depois reunir os seus membros para reuniões de pautas, escreverem editoriais e títulos; escolher fotos e ilustrações; fazer expediente e as publicidades. Eles ainda aprenderam como criar um spot (fonograma utilizado como peça publicitária) para ser reproduzido na programação de uma emissora de rádio.

Durante o turno vespertino os adolescentes assistiram um filme no auditório principal, sobre a importância dos jovens de 16 anos requerer o título eleitoral no cartório mais próximo de sua casa e as escolhas que eles devem fazer a partir desse momento da vida. Por fim, aconteceram as apresentações dos trabalhos de grupos e a plenária final. “Nunca tinha participando de um evento como esse na minha vida, foi uma grande oportunidade para todos nós adolescentes, pode ter certeza disso”, disse a adolescente, Amanda Azevedo.

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência, que tem à frente como secretária e articuladora do Selo UNICEF, Ana Cristina, está disponibilizando todas as condições necessárias para que o trabalho de mobilização seja feito no município.

Nenhum comentário: