sábado, 12 de abril de 2008

Mobilização do Selo UNICEF agitou a feira livre






Mobilizadores, adolescentes, integrantes da Comissão Pro-Selo UNICEF e a articuladora de Jardim do Seridó realizaram na manhã deste sábado (12), uma grande mobilização na feira livre deste município. O evento ainda contou com o apoio de todos os profissionais da rede municipal de ensino. A Rádio Cabugi do Seridó aproveitando a oportunidade disponibilizou o seu estúdio móvel e transmitiu ao vivo.

O objetivo da mobilização foi mostrar à comunidade as ações e projetos que o município vem desenvolvendo em políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes em busca da conquista do Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2008. A cidade de Jardim do Seridó disputa esse reconhecimento pela segunda vez.

A secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Ana Cristina, que também é a articuladora do Selo UNICEF na cidade, fez a abertura do evento e ao usar da palavra agradeceu o empenho dos diversos seguimentos da sociedade civil e organizada. “Fico bastante satisfeita em poder ver neste local os demais seguimentos da nossa querida cidade, unindo-se a nós na luta para conquistar o certificado do Selo UNICEF”, disse referindo-se a presença da Comissão Pro-Selo.






A feira livre foi uma escolha estratégica por parte dos organizadores, tendo em vista a presença em massa das pessoas da zona rural, que aproveitam o dia de sábado para vim à cidade fazer as suas compras. Como o projeto envolve o homem do campo em diversas atividades, nada melhor do que essa oportunidade para aquelas pessoas tomarem conhecimento como funciona o selo.

As escolas municipais: Zélia Costa, Maria de Lourdes e Calpúrnia Caldas realizaram apresentações culturais por meio dos projetos executados nos estabelecimentos de ensino, onde seus alunos deram um verdadeiro show à parte. Primeiramente tivemos uma peça teatral que retratou as crenças populares através da mulher rezadeira, depois várias danças de rua, programa de rádio sobre a dengue, paródia sobre os perigos da dengue e por último uma peça de teatro sobre a água.

Após as apresentações relacionadas aos quatro temas de participação social: Política e Orçamento Público; Esportes e Cidadania; Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indígena; e Educação para Convivência com o Semi-árido, os adolescentes percorreram a feira livre fazendo entrega de panfletos e conversando pessoalmente com as pessoas ali presentes sobre o que é o Selo UNICEF e a importância de uma cidade conquistar esse título. Ao mesmo tempo, esses meninos e meninas mostravam que para atingir essa meta é preciso o envolvimento de toda sociedade, independente de credo, cor, raça, religião ou grupo político, pois quem ganhará é a cidade como um todo.

Nenhum comentário: