sábado, 26 de abril de 2008

Crianças e adolescentes festejaram o Dia do Índio

As escolas municipais: Zélia Costa da Cunha, Maria de Lourdes Cunha e a Calpúrnia Caldas de Amorim comemoraram no último dia 19 de abril, o Dia do Índio. Como também, as creches municipais, Centro de Reabilitação e o PETI. O objetivo das festividades foi mostrar para as crianças e adolescentes a importância do índio na identidade do brasileiro.

Os alunos realizaram diversas oficinas, estudaram o cotidiano indígena, as ferramentas, as comidas típicas e as danças. Além disso, apresentaram várias peças teatrais e até maquetes mostrando as clareiras, onde os índios erguem suas ocas, resgatando de uma forma divertida essas raízes e culturas, tendo em vista que a nossa cidade já foi habitada por índios.

“As crianças também tiveram a oportunidade de pintarem os rostos com “ricos”, usaram cocares e desenharem índios nos cadernos. Ao mesmo tempo, realizamos mais uma atividade na busca pelo Selo UNICEF, no qual, tem como um dos quatro temas de participação social: Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indígena”, disse a diretora da Zélia Costa, Ildete Gomes.

As escolas jardinense aproveitam sempre as datas comemorativas para mostrar o significado de cada uma delas para seus alunos. Os projetos estão previstos no planejamento anual e tem relação com os conteúdos escolares.

Nenhum comentário: