quarta-feira, 2 de abril de 2008

Açude da Comissão também está “sagrando”


O Açude da Comissão, localizado no bairro do mesmo nome ao lado da BR-427, construído no ano de 1877, sendo, portanto o mais antigo da cidade de Jardim do Seridó, também está sangrando. Sua construção se deu no ano da grande seca, graças ao Cel. José Tomaz de Aquino Pereira, político de influência que solicitou ao Imperador D. Pedro II uma verba (comissão) para construir o reservatório d'água. Essa “comissão” deu origem ao nome do açude e depois o bairro onde ele está localizado.

Em 1953 o Prefeito Antonio Antídio de Azevedo ampliou sua capacidade para 1 milhão de metros cúbicos, depois veio o Governo Federal e construiu a BR 427, deixando a passagem da água da sangria do açude, destinada ao Rio Seridó, condicionada às manilhas ali instaladas por ato da construção do asfalto.

Assim, durante o inverno é comum o represamento de água entre o açude e o asfalto, trazendo dor de cabeça a vida dos moradores da parte baixa do Bairro Comissão e, abaixo do asfalto, o alagamento de casas que foram construídas posteriormente frente às manilhas.


Durante a sangria e, mesmo após essa, as águas da revência do açude através do Riacho dos Angicos, atravessavam grande parte da cidade, até onde hoje funciona a Secretaria de Infra-Estrutura, no antigo Horto Florestal do IBAMA, onde de lá deságua no Rio Seridó.

A população de Jardim não curte o seu banho, a não ser alguns poucos moradores da área. Ele também tem pouco efeito turístico, diferente do Zangarelhas, Passagem das Traíras e Riacho do Meio.

Nenhum comentário: